Nas últimas 24 horas, foram identificados em Portugal mais 424 casos de pessoas infetadas pela covid-19, uma subida face aos 220 contágios contabilizados ontem, mostra o relatório da Direção Geral de Saúde (DGS) desta terça-feira, 20 de abril.

No que respeita aos óbitos, há agora mais 5 vítimas mortais da doença, depois do óbito anunciado na segunda-feira, que foi registado nos Açores.

No total, a pandemia já tirou a vida a 16.951 pessoas em Portugal.

Com os números conhecidos esta terça-feira, a média diária de novos casos dos últimos sete dias subiu para 496, depois de ter alcançado ontem o número mais baixo desde 8 de abril.

Nos últimos 14 dias, Portugal acumulou 71 novos casos por 100 mil habitantes, tendo por base a estimativa de população mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE) e os dados divulgados diariamente pela DGS. Este indicador, muito utilizado internacionalmente para medir a propagação do vírus e critério determinado pelo Governo para considerar os concelhos em risco, supera metade do limite de 120 casos por 100 mil habitantes definido pelo Governo para o plano de desconfinamento.

O relatório da DGS dá conta também de que há agora mais 902 recuperados da covid-19, pelo que o total de casos ativos baixou em 483 para um total de 24.576.

Para efeitos da matriz definida pelo Governo para acompanhar o processo de desconfinamento, a incidência é agora de 71,8 por 100 mil habitantes em 14 dias (68,1 casos considerando apenas Portugal Continental), segundo os dados conhecidos na segunda-feira. Na sexta-feira os valores eram de 71,6 e 68, respetivamente. De notar que os dados da incidência e do R(t) calculados pelo INSA só são actualizados às segundas, quartas e sextas.

No que diz respeito ao índice de transmissibilidade, o R(t) em Portugal Continental desceu de 1,04 para 1 e a nível nacional desceu de 1,06 para 1. Portugal entrou esta segunda-feira na terceira fase de desconfinamento, sendo que apenas nos 10 concelhos de nível de risco elevado haverá uma pausa ou marcha atrás.